O STBSL agora é STBMA! Tendo em vista a expansão de nossa atuação para todo o estado do Maranhão, decidimos mudar o nome e logo do seminário. Veja a seguir um pouco da nossa história para melhor entendimento desse processo:

Quem somos

Em 16 de dezembro de 1986, em reunião da Coordenadoria geral da Associação das Igrejas Batistas da Convenção Piauí/Maranhão, realizada no gabinete pastoral da Igreja Batista de Monte Castelo, foi apresentada a proposta da necessidade da organização de um Seminário Teológico, tendo em vista a falta de líderes capacitados para o campo missionário maranhense. Tal proposta foi aceita por unanimidade por todos ali presentes. Nascendo assim, a Instituição de Ensino: SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA EM SÃO LUÍS, dando início às suas atividades em 09 de março de 1987, com sede na Avenida João Pessoa, bairro: Monte Castelo, com 50 alunos, sob a direção do missionário George Broughton, como primeiro Diretor Executivo, o qual registrou a entidade religiosa no Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica, Cartório Cantuária de Azevedo. Hoje, o agora Seminário Teológico Batista do Maranhão encontra-se localizado no 3° Andar do Colégio Batista Daniel de La Touche, na Avenida São Marçal, 214b, bairro: João Paulo. O STBMA é uma instituição filiada a Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico – ABIBET, tendo sua missão, visão, valores e declaração de fé, conforme abaixo:

MISSÃO: Contribuir na Formação Teológica dos Vocacionados para o Exercício Ministerial na Igreja e na Sociedade.

VISÃO: Ser uma Instituição de excelência na capacitação de vocacionados que desenvolvam o caráter de Jesus Cristo, que manejem bem a sua palavra e que se reproduzam, servindo assim a igreja local, plantando novas igrejas e contribuindo com o crescimento do Reino de Deus no Maranhão, no Brasil e no Mundo.

VALORES: Exercer com qualidade o ensino, sempre norteado pelos princípios cristãos, valorizando um aprendizado contínuo; Praticar a crítica teológica de conformidade com a rigorosa técnica da ciência hermenêutica; Respeitar a liberdade da reflexão teológica; Cooperar com os órgãos públicos na tarefa de prestação de cidadania e de bem estar para as comunidades; Vivenciar e difundir os valores e a ética do cristianismo a partir da comunidade local até os confins da terra.

DECLARAÇÃO DE FÉ: Somos uma Instituição de Ensino Teológico, pertencente à Convenção Batista Maranhense. Adotamos a Bíblia como única regra de Fé e Prática e reconhecemos a Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira como fiel à Palavra de Deus. Através dos tempos, os batistas se têm notabilizado pela defesa destes princípios:

  • A aceitação das Escrituras Sagradas como única regra de Fé e Conduta.
  • O conceito de igreja como sendo uma comunidade local democrática e autônoma, formada de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas.
  • A separação entre Igreja e Estado.
  • A absoluta liberdade de consciência.
  • A responsabilidade individual diante de Deus.
  • A autenticidade e apostolicidade das Igrejas.

O STBMA é uma instituição de pequeno porte, funcionando nas dependências do Colégio Batista Daniel de La Touche (3° Andar), por ser da mesma fé e ordem, não tendo fins lucrativos. Sua atividade principal é o ensino religioso (nas áreas de teologia, capacitação cristã e música), prestando serviço às Igrejas Protestantes locais. Sua equipe de colaboradores é composta por profissionais comprometidos e qualificados. Podemos destacar na equipe de trabalho do STBMA a presença de educadores cristãos (mestres e especialistas), uma bibliotecária e funcionários que compõe o setor administrativo da instituição. O departamento financeiro do Seminário opera como um colaborador responsável pelas demonstrações contábeis e relatórios financeiros, que são examinados e aprovados trimestralmente pelo conselho fiscal da Junta Administrativa do Seminário Teológico Batista do Maranhão. Ao longo da jornada de sua existência desde 1986, o Seminário Teológico Batista do Maranhão já teve em funcionamento os cursos: Discípulos, Básico em Teologia, Básico em Música Sacra e Obreiro Aprovado, todos com a duração de 2 anos. Com a duração de 4 anos, os cursos de Bacharel em Teologia e Bacharel em Educação Cristã. Atualmente em funcionamento tem o Curso Livre Médio em Teologia (2 anos) e Curso Livre de Formação Ministerial em Teologia (3 anos). O agora STBMA tem expandido sua atuação através de Polos ativos em várias cidades do estado do Maranhão e vem promovendo além do ensino regular diversos eventos como: Conferências, Seminários, Capelas, Simpósios, Mesa Redonda, Palestras, Cursos de Oratória e Grupos de Estudo. O corpo docente é constituído por profissionais capacitados e qualificados. Possuem experiência e formação nas áreas em que ensinam, somando disciplina, competência e eficiência no que diz respeito ao manejo e ensino das Escrituras.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA DO STBMA

As atividades educativas são realizadas em salas de aulas climatizadas, de segunda a sexta – feira, das 19h às 22hs. No auditório são realizadas atividades diferenciadas visando o desenvolvimento, capacitação e aperfeiçoamento dos alunos e demais interessados em buscar e receber mais conhecimento bíblico. As atividades dos Cursos de Extensão, Graduação e Médio em Teologia (Polos), são executadas quinzenalmente em encontros aos sábados (manhã- tarde ou tarde-noite), tendo a duração de dois anos para o médio e quatro anos para graduação. A biblioteca disponibiliza para os alunos, pesquisadores, professores e ao público de modo geral um acervo de sete mil exemplares de títulos, catalogados e seguindo as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e os órgãos reguladores. A bibliotecária responsável tem a qualificação especifica para exercer a função da qual lhe foi confiada. Já temos disponível para todo o Setor do STBMA internet no sistema wi-fi disponível para todo Corpo Docente e Discente da instituição. Até o final do ano colocaremos em funcionamento o Site da instituição, assim como a Biblioteca Virtual com cerca de 1.000 livros disponíveis para consulta e pesquisa dos alunos da Sede do STBMA e também dos Polos no interior do estado do maranhão. O Seminário Teológico Batista em São Luís é uma Instituição Educacional do campo eclesiástico, associado à ABIBET (Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico). O seu Curso Livre de Graduação em Teologia Pastoral ainda não possui o credenciamento MEC com o Ministério da Educação. Projeta-se a médio/longo prazo a adequação da estruturação física e pedagógica para que a instituição avance em seu credenciamento MEC a partir da à avaliação do Poder Público.